terça-feira, 7 de julho de 2009

Julho. O mês ladeira a baixo.

Boa noite gente!
Eu passei os ultimos dias meio sumido por causa da minha volta ao trabalho. Também por quê, sei lá, não acho que eu deva postar todo dia. Ficaria chato para vocês lerem e até para eu mesmo ler. Mas vamos ao que interessa.
Estava eu, em mais um dos meus momentos de devaneios do tipo "oh vida, oh céus, oh azar", recapitulando sobre como os últimos dias tem sido absolutamente, erm.. deixe-me pensar numa palava mais apropriada... bom, semelhantes ao envólucro dos reservatórios de espermatozódes do homem...(no momento em que escrevia este post, ficou mais ainda, não entrarei e detalhes.)
Putz, quanta coisa ruim acontceu nos ultimos dias.
Ah, sinceramente, não sei mais o que dizer.
Só estou postando isso pelo ojetivo a que esse blog se propõe. Deixar extravazar o que está sobrando na minha cabeça.
Não sei nem se vou conseguir dormir hoje, vou tentar, mas ta complicado.
Bom gente, boa noite (aos que tiverem essa possibilidade)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tentando rodar DVD numa vitrola? Eis a solução!

Não é bem a solução pra rodar DVD numa vitrola, é apenas uma metáfora que cai como uma luva na situação que vou descrever.
Eu gosto de acompanhar meus animes pela internet, mas pra fazer cada vez mais bonitos, os fansubbers estão adotando uma tecnologia representada por uma sigla quase "não cristã". x.264 É um codec para vídeo em alta definição. ele também é usado atualmente nas transmissões da nossa TV digital aberta. Ele é muito bom, consegue exibir imagens lindas, ricas em detalhes, com excelentes cores, só que ele exige muito do hardware que o executa. Geralmente quando se executa qualquer vídeo codificado em x.264 em máquinas não tão atuais, ou precisando de upgrades, a primeira consequência notável é um grande e progressivo descompasso entre som e vídeo. E quanto menos "possante" for a máquina, piores as consequências. Pode chegar ao ponto de o vídeo dar pequenas travadinhas e até mesmo o som apresentar falhas. Mas não importa a situação, as imagens serão lindas (atrasadas, mas lindas xD). O grande vilão é um recurso que os codecs x.264 tem para manter as imagens exibidas sem falhas. É quase como uma "prova real". Quando o codec processa o quadro do vídeo, ele verifica denovo o quadro, procurando por falhas na imagem e corrigindo-as. Na teoria, perfeito, pro seu processador, um inferno! O nome desse processo é "deblocking in loop". Deblocking no caso, se refere a retirar os "blocos" da imagem. Aqueles trechos notávelemnte diferentes da imagem, característicos de vídeos de baixa definição. Agora imagina isso na seguinte situação... Um vídeo de pouco mais de 25 minutos em x.264, a 30fps (fps = frames per second/quadros por segundo) em alta definição, com cada quadrinho sendo verificado duas vezes antes de ser exibido? Qualquer pc com um processador dual core, 1 GB de RAM e 128MB de vídeo tira isso de letra. Mas indo pra trás disso, ja fica complicado. Eu estou a bordo de uma máquina relativamente boa (Pentinum 4 HT 3.0, 2GB RAM Dual Channel, 250 GB HD SATA, Zogis GeForce 6200 512 MB DDR2 64 bits AGP 4x/8x) e as vezes o negócio embaça. Fico extremamente irritado quando começo a perceber que o que vejo não corresponde ao que eu ouço. Mas vamos ao que interessa. Como resolvemos esse probleminha? Simples, desliga-se o "deblocking in loop". Eu não sei como funciona com outros codecs como o DivX que recentemente saiu com suporte ao x.264, mas no CCCP (codec que uso que dá suporte a Matroska "*.mkv" e outros formatos), nas opções de vídeo, você pode desligar este processo. Acabei de testar isso. Nossa, vídeos rodando perfeitamente como antes! Claro que as vezes vem cenas com imagens de qualidade ligeiramente menor, mas você só nota se ficar procurando os defeitos. É muito provável que os mais entendidos no assunto ou pessoas com olhos bem treinados percebam logo a diferença, mas não chega a incomodar. Ah, e desligar o deblocking não afeta as conversões de vídeo do x.264 para outros formatos. Só afeta a exibição do x.264 como eu relatei acima.
Bom gente, pra finalizar, deixo com vocês um pensamento que eu acho muito útil nas relações interpressoais, ajuda demais a evitar conflitos quando as pessoas são um pouquinho mais racionais. Eu só não citarei o autor por quê eu o desconheço, mas ai vai.

"O quê você prefere na vida? Ter a razão sempre ou ser feliz?"

É isso pessoal, tenham um ótimo fim de semana!!!
(... e eu de volta a labuta... u.u)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Comentários e ConvertX to DVD

Boa noite, amigos e amigas!
Antes de começar, vamos a umas considerações sobre os comentários do meu primeiro post.
Sim Gabe, você não está mais sozinha. Como dizemos aqui no Rio de Janeiro, "tamu junto". E eeeuuu? zuar conexão lenta e via cipó dos meus amiguinhos? Jamais! (/irônico).
Sim, Saori san, muito melhor que passar fogo em geral isso de descarregar as idéias aqui. Mas já estou meio viciado, tá me prendendo tanto quanto a cadeia que eu levaria se metesse bala em geral ueheuhuheh!!!
Sim Kah, a culpa é sua!!! Me tirou o sono, me prende na frente do pc, ME VICIA!!! Meus amigos já estão me perguntando QUE MULHER É ESSA QUE TE DEIXA ASSIM?!?!?! u.u E concordo com você. só que creio que estaremos rindo disso na metade do tempo, tecnologia evolui exponencialmente!!!
É Tonhão, não falei dos celulares, são portinhas pro mundo exterior, mais um ponto de conectividade nossa com o mundo, assim como a TV digital aberta promete ser em algum tempo próximo. E tantas outras traquitanas que temos hoje e que teremos no futuro cada vez serão mais indispensáveis em nossas vidas.
E Piiieeech!!! Tô inseguro ... u.u xD
Bom, vamos à vaca fria.
Tô com um programinha aquim indicado pela mãe do meu amigo, Breno, a tia Helena, que é realmente a solução mágica pra quem quer converter arquivos Matroska (*.mkv) para DVD. É o ConvertX to DVD. O bixo faz tudo pra você, e quanto mais potente a máquina, menos tempo pra compilar e gravar o projeto todo. O Matroska na verdade não é um formato de mídia, ele é apenas um conteiner que leva dentro dele o vídeo, o áudio e a legenda. Dentro de um *.mkv pode haver vários áudios do mesmo vídeo, ou seja, a dublagem em vários idiomas diferentes, vídeo que pode ser em alta definição e vários arquivos de legenda. E arquivos *.mkv, mesmo sendo em alta definição não ficam tão pesados assim. Um matroska de 25 minutos com um audio e 1 legenda tem em média 230 MB. Convenhamos que não é tanto assim. Só que para vídeos HD são necessários hardwares mais parrudos, sob pena de haver descompasso entre som e vídeo. Até eu encontrar o ConvertX to DVD eu tentei N modos de converter os *.mkv em DVD, consegui gerar até bons DivX pra converter em DVD depois, mas tive problemas com as legendas SoftSub (SoftSub = Legenda em separado do vídeo, uma stream extra no *.mkv / HardSub = Legenda inserida diretamente no vídeo), eu não conseguia convertê-las de modo a colocar no DVD, usava N programas para tentar, enfim, um inferno. Mas o ConvertX to DVD poupa-nos esse trabalho todo! Você adiciona o ( ou os ) arquivo na janela principal do programa e monta todo o layout do DVD ali mesmo, edita menus, botões, estilos das legendas fundo dos menus, tudo mesmo! Depois é só mandar converter, e se você quizer, ele ainda grava o DVD direto pra você. Muito legal mesmo! Depois de uns testes aqui, ví que ficou muito legal, bonito mesmo. Eu estou usando o ConvertX to DVD 3.6.12.174 . Recomendo mesmo. E digo mais, se possível, comprem o software original, mesmo sendo um pouco caro, vale a pena você ter direito a suporte, atualizações, garantia e principalmente, manter a integridade do seu computador e ter a quem reclamar legalmente em caso de problemas. Software original é a boa!
Bom, por hoje é isso.
Até uma próxima!