terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Troca equivalente. um fato ou é só impressão?

Boa noite, amigos e amigas.
Venho aqui denovo aterrar minha mente e dividir com vocês os excessos de eletricidade que ela gera.
Essa postagem tem mais um cunho filosófico, não dá pra ser classificada em feliz ou triste.
Ja faz algum tempo que venho pensando, a vida nao seria nada mais do que uma estrada que a gente só consegue percorrer trocando coisas por outras coisas? Em determinados momentos da minha vida essa impressão fica quase tão clara como água. Tanto para coisas boas como para ruins eu ja tive essa impressão. Geralmente é assim, depois de passar um dia muito bom, por quaisquer fatores. Bom dia com amigos, boas noticias, passou o dia rindo, tanto faz, geralmente o dia seguinte é o oposto. Também já senti o contrário, com menor frequência, mas senti.
Desde pequeno a gente aprende a ver as coisas como troca. Pra conseguir determinados previlégios, presentes, tinhamos que ser comportados, tirar boas notas na escola e afins. Tudo sempre na base da troca, da compensação.
No profissional é assim. Quer salário, trabalhe um mês por ele.
Até em religião é assim.
Quer se aproximar da plenitude? Do perdão, do paraíso, de qualquer recompensa no pós vida? Seja bom, pratique a caridade, e por ai vai.
Eu estava assistindo XXX Holic no Animax, um de seus personagens, a bruxa Yuuko, falava exatamente sobre isso. Que a vida era uma grande troca, que nos temos que aceitar o que vier dela pra que o equilibrio seja mantido. Que se quisermos felicidade temos que realizar uma quantidade igual de trabalho. Só que eu não vejo isso como lenda. É verdade, a coisa funciona mais ou menos assim mesmo em linhas gerais.
Sei lá... se não fosse assim, nao teriam muitas pessoas pagando promessa ai por "graças" alcançadas né?
Bom. Eis um pensamento que eu precisava comprtilhar com vocês. Aguardo suas opiniões.
Abraços aos amigos e beijos as amigas!
Fui! o/