sexta-feira, 3 de julho de 2009

Tentando rodar DVD numa vitrola? Eis a solução!

Não é bem a solução pra rodar DVD numa vitrola, é apenas uma metáfora que cai como uma luva na situação que vou descrever.
Eu gosto de acompanhar meus animes pela internet, mas pra fazer cada vez mais bonitos, os fansubbers estão adotando uma tecnologia representada por uma sigla quase "não cristã". x.264 É um codec para vídeo em alta definição. ele também é usado atualmente nas transmissões da nossa TV digital aberta. Ele é muito bom, consegue exibir imagens lindas, ricas em detalhes, com excelentes cores, só que ele exige muito do hardware que o executa. Geralmente quando se executa qualquer vídeo codificado em x.264 em máquinas não tão atuais, ou precisando de upgrades, a primeira consequência notável é um grande e progressivo descompasso entre som e vídeo. E quanto menos "possante" for a máquina, piores as consequências. Pode chegar ao ponto de o vídeo dar pequenas travadinhas e até mesmo o som apresentar falhas. Mas não importa a situação, as imagens serão lindas (atrasadas, mas lindas xD). O grande vilão é um recurso que os codecs x.264 tem para manter as imagens exibidas sem falhas. É quase como uma "prova real". Quando o codec processa o quadro do vídeo, ele verifica denovo o quadro, procurando por falhas na imagem e corrigindo-as. Na teoria, perfeito, pro seu processador, um inferno! O nome desse processo é "deblocking in loop". Deblocking no caso, se refere a retirar os "blocos" da imagem. Aqueles trechos notávelemnte diferentes da imagem, característicos de vídeos de baixa definição. Agora imagina isso na seguinte situação... Um vídeo de pouco mais de 25 minutos em x.264, a 30fps (fps = frames per second/quadros por segundo) em alta definição, com cada quadrinho sendo verificado duas vezes antes de ser exibido? Qualquer pc com um processador dual core, 1 GB de RAM e 128MB de vídeo tira isso de letra. Mas indo pra trás disso, ja fica complicado. Eu estou a bordo de uma máquina relativamente boa (Pentinum 4 HT 3.0, 2GB RAM Dual Channel, 250 GB HD SATA, Zogis GeForce 6200 512 MB DDR2 64 bits AGP 4x/8x) e as vezes o negócio embaça. Fico extremamente irritado quando começo a perceber que o que vejo não corresponde ao que eu ouço. Mas vamos ao que interessa. Como resolvemos esse probleminha? Simples, desliga-se o "deblocking in loop". Eu não sei como funciona com outros codecs como o DivX que recentemente saiu com suporte ao x.264, mas no CCCP (codec que uso que dá suporte a Matroska "*.mkv" e outros formatos), nas opções de vídeo, você pode desligar este processo. Acabei de testar isso. Nossa, vídeos rodando perfeitamente como antes! Claro que as vezes vem cenas com imagens de qualidade ligeiramente menor, mas você só nota se ficar procurando os defeitos. É muito provável que os mais entendidos no assunto ou pessoas com olhos bem treinados percebam logo a diferença, mas não chega a incomodar. Ah, e desligar o deblocking não afeta as conversões de vídeo do x.264 para outros formatos. Só afeta a exibição do x.264 como eu relatei acima.
Bom gente, pra finalizar, deixo com vocês um pensamento que eu acho muito útil nas relações interpressoais, ajuda demais a evitar conflitos quando as pessoas são um pouquinho mais racionais. Eu só não citarei o autor por quê eu o desconheço, mas ai vai.

"O quê você prefere na vida? Ter a razão sempre ou ser feliz?"

É isso pessoal, tenham um ótimo fim de semana!!!
(... e eu de volta a labuta... u.u)

Um comentário:

  1. esse documentário do MJ que vc indicou eu já vi..e vi tb uma outra entrevista dele com a Lisa quando eles eram casados..A ficha não cai,impressionante!!Parece que é mentira..mais é a lei da vida...a morte!
    Essa parada de blog tá igual a lareira uahahuahuahuauhuauha!!!
    Sáparada!!Até

    ResponderExcluir

Vamos trocar idéias. Comente!!!