terça-feira, 18 de agosto de 2009

Malditos Funkeirossauros Favélis Rex

Boa tarde pessoal!
Sério, estou em um período em que meu stress tá a mil. De quebra, ainda acontecem coisas que tendem a me irritar cada vez mais e mais rápido. Agora, senti na pele como a nossa paz é atacada a todo o momento. Nem nas madrugadas, voltando para casa depois de longos turnos de trabalho, eu posso ficar tranquilo.
Na madrugada de sábado para domingo (15 para 16 de agosto), peguei o 269 (Praça XV - Curicica) via Estrada do Pau Ferro como faço sempre para retornar ao meu lar. O ônibus saiu por volta das 05:40 da Praça XV. Até o último ponto da rua Visconde de Santa Isabel em Vila Isabel tudo corria bem, até começar o trecho mais crítico da viagem. A subida da Estrada Menezes Côrtes (Grajaú Jacarepaguá) no sentido Jacarepaguá. Nós, cariocas, sabemos que este trecho é famoso por ser rodeado de comunidades de baixa renda, comunidades povoadas por cidadãos de bem e infelizmente, também, traficantes. E a cereja desse grande "bolo" é o fato de que nessas comunidades, acontecem bailes funk nos fins de semana. Este foi o detalhe destruidor da paz. Algumas empresas de ônibus, ordenam a seus motoristas que não passem por ali em determinados horários e em determinadas datas, mais exatamente, as madrugadas de bailes. Isso por quê uma boa parte dos frequentadores destes bailes se recusa a pagar passagem, exigindo entrar pela porta de trás dos coletivos e ameaçando motoristas e passageiros caso não sejam atendidos. Além disso, quando entram nos ônibus, ficam fazendo arruaça, incomodando a todos durante todo o percurso além de vandalizarem o veículo em alguns casos. No fim de semana anterior eu já havia me assustado, pois os funkeiros, para não serem ignorados pelos motoristas, simplesmente se sentaram no meio da pista e quando o ônibus chegou eles o pararam e o invadiram. Na madrugada em questão, eles não fizeram isso, ficaram no ponto mesmo esperando. Só que quando o motorista parou, ele cumpriu com o correto, a lei, deixando entrar apenas as gratuidades estabelecidas e os passageiros pagantes. Os demais ele deixou para trás. Mas um dos F.F.R. (Funkeirossauros Favélis Rex), indignado com a "arrogante afronta" do motorista, correu atrás do ônibus, xingando o motorista e batendo com força nas janelas. Esse animal enfurecido, com seu ultimo "tapa", arrebentou uma janela, exatamente 1 janela a minha frente. O motorista não parou, seguimos viagem em silêncio, assustados. Só começaram a surgir os primeiros comentários quando chegamos ao Hospital Cadoso Fontes, o único ponto durante a descida, no fim dela. Em fim, 7 km de medo. Olha, não tenho nada contra as pessoas que vão a bailes funk, que curtem funk, mas para se divertirem, para se expressarem, sem agredir ninguém, em paz. Ao contrário do que muitos dizem, acredito que uma boa parte do público do funk seja assim. Mas essa parte de vândalos, que não podemos negar, não é nada pequena, queima a imagem do "todo". Eu pergunto a vocês, amigos, pra quê essa postura? Para quê essa violência gratúita toda? Engraçado, se dizem pobres, excluídos. Mas eles sempre tem dinheiro para a entrada do baile, para litros de cerveja e não raramente para drogas, roupas, jóias, tênis, celulares, tocadores de música (em alguns casos são produtos de roubo infelizmente) mas não têm para pagar a passagem do ônibus para voltar para casa? E no mais, o quê os passageiros tem a ver com a fúria deles contra o motorista. É uma falta de respeito ampla, total e irrestrita. Cidadania ZERO!!! E ainda reclamam quando a polícia impõe a lei, reprimindo os bailes irregulares e os que são foco de criminalidade. Ah, façam-me o favor. Moro relativamente perto da Cidade de Deus, nossa, nunca ví isso aqui tão tranquilo. A melhor coisa que o poder público fez, ocupou, pos a bandidagem para correr, trouxe um mínimo de cidadania, continuam com o policiamento, a comunidade ja tem até internet banda larga wi-fi gratúita em alguns pontos! Poxa, qual é o sentido em se "divertir" fazendo as pessoas sentirem medo? Em fazer mal ao próximo? É por isso que o povo do asfalto fica com raiva do povo do morro ou da comunidade e apóia certas ações mais hostis por parte das nossas polícias, mesmo que isso possa potencialmente atingir a inocentes, infelizmente. Tenho amigos funkeiros em várias esferas da sociedade, e juro por Deus, a maioria deles concorda comigo. Acho que pessoas decentes concordam que essa gentálha arruaceira tem que ser extinta! Bom gente... segundo post do mês e o segundo protesto. Isso aqui ja tá parecendo um pouco com o Bolinhos do meu amigo Tonhão e mais ainda com o meocooh pra vcs da minha amiga Michele e amigas. Só protesto e desabafo xD auihaiuahiuahaih!!! Mas é necessário que nos revoltemos mesmo ou tudo continuará como está. E isso infelizmente não são só os funkeiros ou só os cariocas que fazem, ja me deparei com tribos tendenciando ao mal em outros lugares, como por exemplo os rappers que tive a infelicidade e encontrar junto com amigos em São Paulo, a caminho de Santo André na saída do evento Anime Friends 2005 quando íamos para casa descansar. Quase deu briga, mas antes, deu polícia, graças a Deus (menos pro Diego, euheuheheuh). Creio que isso infelizmente ocorra no país todo.
Bom, tentarei postar algo mais interessante que uma queixa da próxima vez.
abraços aos amigos e beijos as amigas.
FUI!

4 comentários:

  1. Nuss beto q chato isso, mas realmente isso vem acontecendo muito, e não só ai não, onde se tem funk, tem funkeiros que pensam q é melhor q as outras pessoas. Não o pq de ser mais frequente entre os funkeiros mas infelizmente a realidade é essa... SE CUIDA MENINO ~TE ADORO =)

    ResponderExcluir
  2. eu li..e vc sabe que apesar de adorar funk sou completamente contra essas badernas...essa falta de educação e violencia, é um dos motivos q denigre o funk...atitudes marginais e insensatas tiram todos do sério...ai tudo q acontece nego já vira e fala é funkeiro..tudo marginal,só podia dar nisso"..chato...
    gosto e escuto TODOS os tipos de funk mais daí fazer arruaça...TÔ FORA!

    ResponderExcluir
  3. =s
    pois é. Depois a "tigrada" quer achar ruim quando as outras pessoas são preconceituosas.

    ResponderExcluir
  4. Simples.. as pessoas são merdeiras por natureza.. e ai qdo perdem a "trava" fudeu!

    hj no 2016 tinha uns adolescentes saídos de uma chopada la no centro.. estudantes de Direito e Propaganda & Marketing... o muleke doidão ficou importunando da Assembleia até o Downtown.. se nao bastasse essa distância toda tinha o trânsito! HAUAHUhaUhAU

    foda foda foda... como eu estava ficando muito estressado agora eu fico estudando videos tutoriais no meu ipod e depois crio recursos da NASA! AHUAHUAHUA =]

    como diz a "música": "o nerd de hj é o rico de amanhã!"

    fui!

    ResponderExcluir

Vamos trocar idéias. Comente!!!